Foi inaugurada nesta quarta-feira, 04.05, em Ribeirão das Neves, no Território Metropolitano, a primeira unidade no sistema prisional da Universidade Aberta e Integrada (Uaitec). O programa do governo estadual será executado no Presídio Inspetor José Martinho Drumond por meio de uma parceria entre as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e de Defesa Social (Seds), oferecendo cursos à distância de qualificação profissional, além de disciplinas como matemática e física, línguas estrangeiras, etc.
A Uaitec foi instalada dentro da escola regular do presídio. A estrutura é composta por cinco salas de aula (três salas com dez computadores cada e duas salas de videoconferência, com lousas interativas, que comportam 18 pessoas cada).
O repertório de 71 cursos foi assegurado graças ao movimento Digna Vida, articulado pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE) com várias secretarias estaduais e instituições da sociedade civil, como a Conspiração Mineira pela Educação.
Durante a inauguração, o secretário de Estado de Defesa Social, Antônio Armando dos Anjos, disse que esse modelo será replicado em outras unidades do sistema prisional. “Esse é um grande passo do sistema prisional mineiro. Aqui os presos poderão se profissionalizar e dar continuidade ao ensino regular, para que saiam qualificados e tenham condições de se manter no retorno à sociedade”, afirmou.
Para viabilizar o funcionamento da Uaitec, pedagogos do quadro de pessoal da SEDS foram envolvidos para planejar, coordenar, orientar, acompanhar e avaliar a execução das atividades propostas relativas à formação educacional e profissional do preso.
Todos os detentos e servidores do presídio terão oportunidade de acesso à Uaitec, onde serão ofertados cursos na modalidade educação a distância de ensino regular (Fundamental e Médio), qualificação profissional, línguas estrangeiras, ensino superior, formação continuada de professores para o uso pedagógico, dentre outros.
O secretário-adjunto da Sectes, Vinicius Rezende, observou que a Uaitec atinge atualmente 103 municípios com 112 unidades, mas que a primeira inauguração num presídio tem um significado especial para o programa.
“Tratando os desiguais, conforme suas necessidades, estamos trabalhando pela igualdade de direitos que a sociedade almeja”, destacou Rezende.
Uaitec São Joaquim de Bicas
Entrará em operação ainda neste mês de maio a Uaitec do Presídio São Joaquim de Bicas I, no município de São Joaquim de Bicas, também no Território Metropolitano. A unidade de educação à distância foi inaugurada em dezembro de 2014 pelo governo anterior sem condições de funcionar, por falta rede elétrica adequada, acesso à internet e segurança. Em junho, será a vez da Uaitec do Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves. Em 2015, começou a funcionar a Uaitec da Apac de Nova Lima, que recebe repasses de custeio da Seds.
Por Dayana Silva
Fotos: Gil Leonardi/Imprensa MG