Para comemorar o Dia Internacional da Mulher e refletir sobre o seu papel na sociedade, a Escola Estadual do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, em Belo Horizonte, promoveu diversas atividades para as 119 detentas que cursam os ensinos fundamental e médio na unidade.
Na manhã desta quarta-feira, 08/03, as alunas participaram de workshops de maquiagem, apresentações musicais e um desfile de turbantes, produzidos por elas nas aulas de artes. No decorrer do dia, outras programações também foram executadas para todas as detentas da penitenciária.
Além de propiciar atividades lúdicas, as ações buscam enaltecer o empoderamento do gênero feminino e a trajetória da mulher ao longo do tempo. A autoestima também é destaque. “O evento é importante para trabalhar a valorização dessas mulheres”, ressalta a diretora-geral da penitenciária, Juliana Silva Ferreira.
A detenda Fernada Couto, de 23 anos, contou que a produção dos looks durante as aulas permitiu que cada aluna pudesse imprimir sua personalidade no projeto. “O professor entregou os tecidos e nos deu a liberdade de criação”, revela Fernanda.
Por ser uma penitenciária feminina, a diretora da escola, Luciene Rodrigues, conta que as questões de empoderamento feminino são trabalhadas constantemente, para que as detentas atuem como agentes de mudança da própria história.
Por: Dayana Silva
Fotos: Marcelo Sant'Ana/Imprensa MG