“Com um bom fluxo de informações e estratégias de inteligência, aumentamos a eficácia da prevenção e do combate à criminalidade”. A avaliação foi feita pelo Comandante da 8a. Região Integrada de Segurança Pública, Cel. Cícero Nunes Moreira ao final do Seminário Regional da 8ª Região Integrada de Segurança Pública em Governador Valadares. Nesta quarta-feira (17/06), último dia do encontro, foram discutidos os fundamentos da Integração de Gestão em Segurança Pública (Igesp) e formas para que a aplicação da metodologia cumpra seu objetivo: reduzir o índice de criminalidade a partir da integração das polícias (civil e militar) e poder judiciário. “O trabalho não será eficaz se não houver uma boa comunicação entre as partes e não se trata apenas de equipamentos e tecnologias, mas de diálogo mesmo. Um simples aviso do policial civil sobre a periculosidade do preso que ele está entregando à unidade prisional, pode evitar problemas futuros como: fuga, motins, rebeliões”, exemplificou a superintendente de integração da Secretaria de Estado de Defesa Social, Geórgia Ribeiro.

Em três dias de seminário, foram discutidas a aplicação e o andamento da Igesp no município. O modelo, implantado em GV no ano de 2006, busca a partir de ações conjuntas das polícias civil e militar, combater a criminalidade utilizando dados detalhados sobre a ocorrência como data, horário, perfil do autor e reincidência. Na terça-feira (16/06), os participantes assistiram à palestras com temas pertinentes à segurança pública e uma apresentação feita pelos comandantes e chefe da 8ª Risp, sobre o trabalho executado no município para o combate à criminalidade.

Desde 2006, quando foi implementada a Igesp no município, o Índice de Criminalidade Violenta (ICV) vem apresentando queda constante. Nos primeiros meses do ano (janeiro a maio) de 2007 a redução foi de 13,88% se comparada ao mesmo período do ano anterior. Em 2008, chegou a 18,43% e em 2009 foi ainda maior, com queda de 31,6% também em comparação com 2006. O índice de homicídios, por exemplo, caiu cerca de 50% de 2006 para 2008.

O encontro foi aberto na segunda-feira (15-06) com a presença de todos os membros do  colegiado de integração do Sistema de Defesa Social. Eles discutiram com os representantes da segurança pública local, estratégias de combate à criminalidade específicas para o município e região. “Com o seminário temos a oportunidade de discutir estratégias de ação de forma localizada respeitando as peculiaridade de cada local”, afirmou o secretário Maurício Campos que levou a Valadares com os demais integrantes do colegiado, o comandante geral da PM, Cel. Renato Vieira de Souza, o Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Marco Antônio Monteiro de Castro, o comandante do Corpo de Bombeiros, Gilvam Sá, o subsecretário de Administração Prisional, Genílson Zeferino, o subsecretário de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Ronaldo Pedron e a superintendente de Integração da Seds, Geórgia Ribeiro. O Seminário faz parte da série de encontros regionais realizados pela Seds quinzenalmente em cada uma das 16 Risps do Estado. O próximo será realizado em Lavras, de 22 a 24 de junho.

c_escuta.gif

 Disque Denúncia Unificado chega a Governador Valadares

 

Agencia Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo De Minas Gerais
Acompanhe também no http://www.youtube.com/governodeminasgerais