Para o desenvolvimento deste atendimento será implantado, na esfera da Diretoria de Recursos Humanos da Polícia Civil, um núcleo de assistência psicossocial que atenderá o policial civil e sua família.

Este projeto objetiva diagnosticar as carências físicas e psicológicas do profissional, orientando-o quanto à revisão de seus hábitos no intuito de favorecer novos projetos de vida, visando a construção de condições capazes de evitar que as patologias venham a acontecer.

Dentre as metas do projeto estão previstos para os policiais: 5.760 atendimentos psicológicos; 3.360 atendimentos psiquiátrico e 3.360 atendimentos de serviço social e para seus familiares 3.360 atendimentos tanto psicológicos, quanto psiquiátricos e sociais.

O projeto de atendimento psicossocial faz parte do Plano Estadual de Segurança Pública e reafirma o compromisso do governo de Minas Gerais com a valorização do profissional de segurança pública, a partir da reformulação de ações que venham concretamente resultar em melhores condições de trabalho e estímulo laborativo.

Para a execução das atividades propostas no projeto, foram destinados recursos na ordem de R$ 281.250,00, sendo R$ 225 mil oriundos da Senasp e R$ 56.250 mil em contrapartida do Tesouro Estadual. Estes recursos serão destinados aos atendimentos especificados, implantação da metodologia do projeto e estruturação do núcleo, bem como a identificação de dados necessários que venham propiciar condições para futura criação de banco de dados que contenham informações individuais dos servidores da Polícia Civil.

Diagnóstico

Segundo diagnóstico elaborado pela Acadepol e pelo Hospital da Polícia Civil, demonstra que foram realizados 39.225 atendimentos a policiais civis e seus dependentes, somente no ano de 2002. Considerando que o efetivo da Polícia Civil é de 9.557, pode-se inferir que todos os membros da instituição recorreram a auxílio do hospital.

Entre as principais incidências pode-se destacar o uso imoderado de bebidas alcoólicas.

Nos cursos realizados pela Acadepol, pesquisas demonstraram que 90% dos policiais clamam pelo atendimento psicossocial.