A Escola de Formação da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio do Núcleo de Ensino Integrado, começou nesta segunda-feira, 24.08, o Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, do qual participam 45 alunos, entre policiais militares e civis. O principal objetivo é preparar profissionais da área de Segurança Pública para também serem professores de estratégia organizacional da Polícia Comunitária.
Outra vertente importante do curso é treinar os policiais na mobilização de líderes comunitários para a segurança pública em seus territórios. As 80 horas de carga horária tem disciplinas sobre Direitos Humanos, Gestão de Projetos, Polícia Comunitária Comparada e Troca de Experiências de Polícia Comunitária, Polícia Comunitária e Sociedade, Relações Interpessoais, Estruturação dos Conselhos Comunitários, Mobilização Social, Resolução Pacífica de Conflitos, dentre outras.
O subsecretário de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, Maurício Santos, esteve na solenidade de abertura das aulas, na Academia da Polícia Militar, no bairro Prado, em Belo Horizonte. Em pronunciamento para professores e alunos do curso, destacou a importância da aproximação dos policiais com a comunidade. “Esses policiais poderão trazer contribuições no sentido de reduzir os índices de criminalidade”, disse.
As aulas da primeira turma terminam no dia 04.09 e já está prevista uma segunda para o período de 21.09 a 02.10. Os cursos são realizados em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.
Por Bernardo Carneiro
Crédito fotos: Bernardo Carneiro